Sustentabilidade

Bloco

Atualmente existe uma grande preocupação com as questões ambientais e que está diretamente ligada à própria perenidade das organizações e das matérias-primas existentes no meio ambiente.

Ao longo dos anos, com o avanço tecnológico, a população vem tomando consciência sobre a importância da preservação e conservação da natureza, pois as mudanças realizadas no planeta geram impactos ambientais, sociais e econômicos na vida das pessoas. Por isso, é necessário que as instituições se responsabilizem pelos impactos gerados e, principalmente, realizem suas atividades de forma menos agressiva ao meio ambiente.

A Universidade de São Paulo atuou fortemente nas ações e pesquisas sobre sustentabilidade desde a RIO-1992 e, por iniciativa da FEA/USP, participou da RIO+20 de forma intensa com um estande. Expôs diversas pesquisas, teses e dissertações produzidas nos últimos 20 anos e serviu de local de apoio aos professores, alunos e pesquisadores durante a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável no Rio de Janeiro em 2012. Desta conferência resultou a declaração final conhecida como "O Futuro que queremos".

Isto posto e somada à adesão, por parte da FEA, aos princípios da Carta da Terra, solidificou-se a responsabilidade social da Biblioteca de fomentar, cada vez mais, um maior esclarecimento sobre o tema da sustentabilidade, tendo em vista que o item 8 desse documento aponta a importância de "avançar o estudo da sustentabilidade ecológica e promover o intercâmbio aberto e aplicação ampla do conhecimento adquirido".

A Biblioteca FEAUSP, em constante aprimoramento e inserida num contexto de disseminação da informação, propôs, por meio de pesquisa e ações a serem realizadas pela equipe de sustentabilidade, a criação do projeto "Por uma Biblioteca mais sustentável". Uma abordagem preventiva para os desafios ambientais e a opção por ser uma instituição social e ambientalmente responsável, em continuidade com as ações adotadas ao longo do seu desenvolvimento.

Nesta área informativa serâo divulgadas as ações empreendidas pela Biblioteca na condução da responsabilidade ambiental e sustentável.

Ações praticadas até o momento:

  • Identificação das lixeiras que se encontram na copa da biblioteca, relacionando o que é reciclável e não reciclável;
  • Incentivo à comunidade da Biblioteca para o uso de materiais não descartáveis;
  • Construção de uma seção com dicas sobre sustentabilidade e ações estabelecidas no site da biblioteca;

Campanhas:

  • "Preservação do acervo" - Incentiva os usuários a conservarem e preservarem o acervo bibliográfico e o mobiliário da biblioteca;
  • "Reutilizar para não descartar"- Visa o fim da utilização dos copos descartáveis e sua substituição por garrafas, copos de vidro, plástico ou biodegradáveis;
  • "Uso consciente de água, energia e papel" – Incentiva a adoção de medidas para economia de recursos não renováveis com a divulgação de dados referentes ao consumo e impacto sobre o meio ambiente.

Próximas ações -  Campanhas:

  • "Descarte Certo" - Conscientizará os usuários e funcionários sobre o uso e a forma correta de descarte de material reciclável nas lixeiras distribuídas na biblioteca. Juntamente com a campanha de conservação do acervo, mostrará os tipos de infestações de insetos que podem ser atraídos pelo lixo orgânico/não reciclável.
  • "Educação Ambiental" estendida e disponível a toda a comunidade FEAUSP - Será realizada de forma mais efetiva após a conclusão das obras dos auditórios. Promoverá palestras e eventos da área de sustentabilidade com profissionais da Universidade.

 

Links interessantes:

Akatu - Consumo Consciente para um futuro sustentável

Agência Universitária de Notícias - AUN / Meio Ambiente

Carta da Terra

Ciclo Vivo - Notícias sobre meio ambiente

Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável

Design e a Política Nacional de Resíduos Sólidos

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável

Manual de Etiqueta

NECMA - Biblioteca de Contabilidade de Meio Ambiente

Planeta Sustentável

PURA - Programa de Uso Racional da Água - USP

PURE - Programa Permanente para o Uso Eficiente de Energia

SABESP - Cliente Sabesp: Economize água

Superintendência de Gestão Ambiental USP

Agenda de Eventos:

Agenda de sustentabilidade

Feiras de Sustentabilidade

Vídeos por categoria FEAUSP / Outros

Laboratório de Sustentabilidade - LaSSu

Meio Ambiente

São Carlos - USP

Sustentabilidade

Equipe: Ana Cristina dos Santos, Janaina Silva, Luciene França Lima, Maria Cristina Brito, Martha Vasconcellos, Raquel S. Silveira e Valéria Alves Gonçalves.

Informações e contato: bibfeasustentavel@gmail.com