AIESEC

Bloco

A AIESEC é a maior organização estudantil do mundo. Presente em mais de cem países, ela é uma plataforma internacional na qual os jovens podem descobrir seus talentos e aprimorá-los, criando um impacto positivo na sociedade.

Ela coloca em contato estudantes do mundo todo, em experiências de intercâmbio e oportunidades de trabalho com liderança. A AISEC oferece mais de 350 conferências, 4.000 oportunidades de intercâmbio e 6.500 posições de liderança por ano. São mais de 3.500 organizações parceiras, que buscam na organização uma forma de entrar em contato com jovens talentos do mundo todo.

Os programas de intercâmbio possibilitam a oportunidade de trabalhar em outro país, nas áreas de administração, marketing, contabilidade, recursos humanos, técnicas (informática, engenharia e outros) e educação, além da possibilidade de projetos em ONGS e fundações, com trabalhos sociais, que podem ser em projetos de conscientização, educação, direitos humanos e outros.

Para os intercambistas, a AIESEC fornece todo o suporte, desde a preparação para a viagem, com o visto e também com suporte e treinamento para poder viver e trabalhar em um país diferente, até a integração com outros membros locais, que vão ajudar o aluno a ter oportunidades sociais e culturais, e também a reintegração quando do retorno ao país de origem.

As experiências duram de dois a dezoito meses, e a AIESEC oferece treinamento e acesso a uma grande base de dados das oportunidades oferecidas, sendo que os salários sempre cobrem o custo de vida no local. O preço da adesão ao programa varia de acordo com o país para o qual a pessoa deseja ir e o custo das passagens não está incluído. 

Outra oportunidade da AIESEC é o hosting, ou seja, receber em casa os estudantes que viajam para trabalhar, tendo uma experiência cultural única. Os estudantes que buscam hosting normalmente são os que viajam para trabalhar em ONGS e muitas vezes têm trabalho não remunerado. 

Toda a organização do programa, desde o contato com as organizações parceiras, até o planejamento dos intercâmbios, é feita por estudantes. Aí é que estão as oportunidades de desenvolver o trabalho de liderança, nas mais diversas áreas, para fazer a AIESEC funcionar e conquistar uma experiência única. 

Qualquer pessoa de até 30 anos e que esteja cursando, ou tenha concluído há no máximo dois anos, curso de pós-graduação ou graduação, pode fazer parte da AIESEC, independentemente da sua instituição de ensino.

A FEA-USP possui uma unidade da AIESEC e alunos ou recém graduados de qualquer faculdade podem integrar o programa na FEA. As inscrições e processo seletivo acontecem duas vezes ao ano, e as datas são divulgadas no site. Para se inscrever, os interessados devem comparecer a uma palestra informativa, que explica detalhadamente o funcionamento do programa.



Links:
Site da AIESEC
Site da AIESEC no Brasil