Associação Acadêmica Atlética Visconde de Cairu (AAAVC)

Bloco

A Associação Acadêmica Atlética Visconde de Cairu (AAAVC) é a entidade que coordena as atividades esportivas da FEA, organizando os treinamentos das equipes e participação em campeonatos.

Com as cores azul, cinza e branco, e tendo o canguru como mascote, a AAAVC é uma das atléticas mais tradicionais da USP, possuindo uma estrutura desenvolvida e organizada no cenário universitário, além de equipes que se destacam em nível esportivo. 

Tendo sido um braço do Centro Acadêmico até julho de 1954, a Atlética é uma entidade de alta representatividade, e tem como objetivo integrar os alunos da FEA, atletas ou não, no meio universitário, seja através do esporte ou de outros eventos. 

Ela visa o reconhecimento pela sua organização, por seu destaque em termos esportivos e pela grande participação dos alunos, prezando pela transparência, honestidade e confiabilidade. Sua gestão muda anualmente, sendo que a diretoria é eleita por meio do voto e qualquer aluno da FEA pode se candidatar. 

As atividades da AAAVC seguem duas direções: as esportivas e as de integração.   

 

Esporte 

Desde o momento em que tornou-se independente do CAVC, a Atlética filiou-se à Federação Paulista de Esportes e, já na década seguinte, participou da criação da Liga das Associações Atléticas da USP e tomou parte em todos os seus campeonatos: a Copa USP, no primeiro semestre de cada ano, e os Jogos da Liga, no segundo semestre. Também participa de outros campeonatos onde enfrenta adversários de outras Universidades e Faculdades do Estado de São Paulo. Os Jogos Universitários Paulistas (JUP), que já foi o maior campeonato Universitário de São Paulo, que contava com o apoio da Prefeitura da Cidade de São Paulo, porém passa por uma reformulação por conta da troca de secretarias. A Liga Paulista, campeonato esportivo de grande nível técnico disputado na cidade de São Caetano, com mais de 40 atléticas filiadas. O Novo Desporto Universitário, campeonato criado em 2010 com um novo modelo adaptado às atléticas de menor rendimento mas que têm interesse em competir com atléticas maiores. 

Durante a década de 1970 e início da de 80, destacou-se na extinta competição Economíada, entre as principais faculdades de Economia e Administração do Estado e, em 1991, juntamente com a FGV e Mackenzie, participou da criação do Economíadas, jogos disputados anualmente durante quatro dias, em alguma cidade do interior, dos quais participam quase todas as modalidades. Das 22 vezes que participou da competição, foi vice-campeã 18 vezes e campeã duas vezes.

Também passou a participar do Interusp em 1996, competindo com as melhores atléticas da USP e tendo como melhores colocações os terceiros lugares. Na lista de troféus da AAAVC, ainda consta o bicampeonato da Copa da União (95 e 96) e oito vitórias do Bichusp, sendo que a última foi em 2010.

A Atlética também organiza campeonatos internos, como a Copa Mario Setti Dias, a Copa Maria Hunfim Decemanna, o Pentatlo FEA, Street FEA, Tênis de mesa. E participa de competições específicas de cada modalidade: Torneio Universitário de Atletismo (TUNA), Liga Universitária de Atletismo Amador (LUPAA), Campeonato Paulista B de Rugby, entre outros. 

Ao final das competições esportivas, é realizado o Troféu Canguru, que visa dar reconhecimento aos atletas que se destacaram, inclusive aqueles já formados. 

As modalidades cujos treinos e competições são organizados pela Atlética são: Atletismo, Basquete, Beisebol, Futebol, Futsal, Handebol, Jiu-Jitsu, Judô, Karatê, Natação, Pólo Aquático, Rugby, Softbol, Tênis, Tênis de Mesa, Voleibol e Xadrez.

 

Integração 

Boa parte das grandes festas da FEA é organizada pela Atlética. Tradicionalmente, duas delas se destacam: a FEA Mix, para receber os bixos, e a FEA Odonto, realizada com a Faculdade de Odontologia da USP. Recentemente, festas temáticas antigas foram resgatadas: Belas e a FEA, em conjunto com outros cursos onde há uma predominância de mulheres entre as alunas, e a Gangazumba, momento no final do ano onde as provas finais já passaram e os alunos estão praticamente de férias. 

Duas atividades chaves se destacam no ambiente feano no início e no meio do ano. A Gincana dos Bixos, que acontece na primeira semana de aula para integrar os calouros, faz com que através da divisão em 4 equipes, o feano conheça veteranos e colegas que o acompanharão até o final do curso (ou até depois dele). O espírito de competição começa desde o primeiro dia de aula! Exige-se das equipes nada mais do que animação e união, além de um pouco de raciocínio para desvendar pistas, jogo de cintura em um teatro e coragem em provas ousadas. A Gincana do Canguru, realizada em setembro, envolve cerca de 300 alunos, que se reunem em equipes, sejam elas vindas das salas de aula, das equipes esportivas, ou de um agrupamento de amigos. Essa gincana, altamente competitiva, envolve enigmas para serem desvendados, gravação de videos e um pouco de condicionamento físico! 

Ainda é a AAAVC que realiza uma intertextualidade entre temas atuais do esporte e assuntos recorrentes à formação dos alunos da FEA com o Encontro de Marketing Esportivo, realizado desde 2003, juntamente com o Programa de Marketing de Serviços da Fundação Instituto de Administração (Promark-FIA). O Encontro é um ciclo de palestras e debates de professores e profissionais da área, nas nove edições realizadas, contamos com a presença de Andrés Sanchez, LAOR, José Carlos Brunoro, Juca Kfouri, Marco Aurélio Cunha, Magic Paula, José Montanaro Jr., Silvio Luiz, Paulo Calçade, J. Hávilla, Everaldo Marques, Eduardo Agra e outros.


Lojinha 

A Atlética também é responsável pela produção de roupas com o tema de nossa faculdade. 

A produção se baseia em moletons similares aos modelos das universidades americanas, camisetas de curso, da faculdade, da modalidade que pratica, temáticas dos jogos, agasalhos e calças esportivas, entre outros vestuários.

Também nas encomendas da entidade, canetas, estojos, adesivos, chaveiros e outros produtos. 


Excelência em gestão 

No ano de 2013, começou a estabelecer metas internas para que a Atlética pudesse crescer. Também começou a agir mais ativamente na construção de campeonatos como o da Federação Paulista de Esportes (FUPE) e o InterUSP e Economíadas, tendo a Secretaria nessa última competição. 

Link:
Site da Atlética