Cursinho da FEA

Bloco

O cursinho da FEA é um curso pré-vestibular voltado para pessoas de baixa renda. Visa não somente a preparação para ingresso nas universidades, mas também a formação de pensamento crítico e a compreensão por parte dos alunos da realidade social em que estão inseridos. 

As aulas são ministradas, em grande parte dos casos, por ex-alunos da USP e alunos que estão prestes a se formar. Já a organização do projeto é toda feita por alunos da graduação e qualquer um que tiver interesse em ajudar pode fazê-lo. Basta escolher a área de seu interesse (financeiro, marketing, pedagógico, recursos humanos e processo seletivo), se inscrever no processo seletivo para novos coordenadores e, se escolhido, trabalhar em uma destas funções.   

Processo de seleção  

Os alunos do Cursinho são selecionados a partir de uma combinação de análise socioeconômica e uma prova de conhecimentos gerais.   

As aulas são oferecidas em quatro turmas: extensivo durante a semana (de segunda a sábado); extensivo aos sábados; ciclo-básico, que leciona conhecimentos básicos com duração de apenas um semestre, que visa preparar o aluno para cursar o extensivo no ano seguinte; e preparatório para o ENEM, que permite ingresso nas faculdades através do ProUni e acrescenta pontos nas notas finais de vestibulares de diversas instituições de ensino, públicas e particulares. 

As inscrições são feitas em janeiro/fevereiro ou julho/agosto, com exceção do curso para o ENEM, cujas inscrições ocorrem em abril/maio.   

História 

O Cursinho da FEA foi fundado em 2000, acompanhando uma tendência da época de aumento da preocupação social dentro da USP. No início, cobrava mensalidade de R$60,00, preço de custo de manutenção e pagamento de professores, mas em 2005, passou a cobrar apenas uma taxa de matrícula no início do curso.  

Sua estrutura foi reorganizada e passou a haver maior engajamento dos professores e coordenadores, que passaram a trabalhar como voluntários. Atualmente o cursinho conta com o apoio da FEA, do Centro Acadêmico, Atlética e também do Sistema Positivo de Ensino.  

Os resultados do Cursinho são visíveis: é o que mais aprova dentre os cursinhos  populares da USP. Nossos índices de aprovações estão aumentando, sendo que no Vestibular 2011 batemos o nosso recorde de aprovações; dos nossos 240 alunos em turmas voltadas para vestibulares, tivemos 106 aprovações.

Link:
Site do cursinho