FEA júnior

Bloco

A FEA júnior USP é uma entidade existente para complementar a formação dos alunos e prepará-los para o futuro no mercado, dando a possibilidade de ter experiência de uma forma leve e sem sair da faculdade. Formada e gerida completamente por estudantes, ela presta serviços de consultoria para pequenas empresas, empreendedores e organizações do terceiro setor; além de palestras, competições de resolução de casos e recrutamentos.

O Movimento Empresa Júnior surgiu na França, em 1967, e 23 anos depois, em 1990, a FEA júnior USP foi fundada, sendo a primeira empresa Jr. multidisciplinar do Brasil, o que coopera para uma maior diversidade do seu quadro de membros e para fazer dela ponto de referência dentre as juniores. 

Seu trabalho contribui para a formação dos alunos da FEA e também para o Brasil como um todo, pois assessora os empreendedores do país, aumentando o nível de competitividade. E também favorece a USP, pois colabora com a extensão universitária, um dos tripés da Universidade. Na sua bagagem, estão mais de 200 projetos de consultoria e a participação de cerca de 600 alunos.

Inicialmente, o trabalho da FEA júnior (que na época era chamada Júnior FEA) era mais voltado para a área acadêmica e vários de seus membros estavam ligados a iniciações científicas. Seus trabalhos tratavam de eventos de valor acadêmico e assessoria para pequenas empresas a preço de custo, estando um pouco distante dos demais alunos da universidade. 

Para se aproximar dos alunos, em 1991 a FEA realizou seu primeiro grande evento voltado para todos os universitários: o Júnior FEA em Ação, que foi a primeira simulação do mercado de capitais do Brasil, e foi um sucesso. Hoje ela é responsável por diversos grandes eventos que atraem um grande número de universitários, como a Competição de Resolução de Casos e o evento de Recrutamento e Carreira. 

Com apoio da Universidade, a FEA júnior. teve participação marcante no processo de criação de diversas empresas juniores pela USP na primeira metade da década de 90. Sua participação no Movimento Empresa Júnior é grande: foi uma das primeiras a se filiar à Federação de Empresas Juniores do Estado de São Paulo (FEJESP), cujo estatuto social é baseado no da FEA júnior USP, e faz parte de um dos maiores núcleos de empresas juniores do estado, o Núcleo USP Jr., tendo auxiliado na sua fundação. 

Em 1998, a gestão da empresa reformulou a sua imagem, alterando o nome para o atual, criando um novo logo e criando o site na internet, que hoje está entre os mais visitados sites de empresas juniores. Em 2002, oranizou o 10º Encontro Nacional de Empresas Juniores, que teve mais de mil participantes e foi um marco no histórico de organização de eventos da FEA júnior USP.

Outra característica da FEA júnior USP é sua preocupação social, tendo sido a primeira a criar uma área de responsabilidade social. Realizou em 1993 a primeira consultoria social e, desde então, recebeu vários prêmios por seus projetos sociais, como “Prazer Centro, Prazer Cidadão” e “Jardins”, sendo este último muito premiado (Prêmio Opinião Pública, Prêmio Henry Ford, Prêmio Top de Ecologia e Prêmio FENEAD). 

Mas não somente na área social a empresa é premiada: somente em 2007, a FEA Jr. recebeu três prêmios de qualidade da Fejesp (eventos, projeto social e excelência em gestão).

Links: 
Site da FEA júnior USP 
Recrutamento e Carreira 
Competição de Resolução de Casos