FEA Sociedade - PESC desperta no aluno interesse por ação social

Bloco

O Programa de Extensão de Serviços à Comunidade (PESC) recebeu o prêmio de Melhor Projeto de Extensão da área de humanas no 4° Simpósio Aprender com Cultura e Extensão, em dezembro passado.

Letícia Paiva

O PESC (Programa de Extensão de Serviços à Comunidade) recebeu o prêmio de Melhor Projeto de Extensão da área de humanas no 4° Simpósio Aprender com Cultura e Extensão, em dezembro passado.

O programa institucional da FEA, criado em 2001 para atender a demanda por maior participação social na Universidade, faz parcerias com ONGs e associações, desenvolvendo projetos que almejam gerar sustentabilidade econômica e aperfeiçoar a capacidade gerencial das organizações participantes.

O Prof. Carlos Alberto Pereira, coordenador do PESC, considera que o Programa tem três objetivos principais: despertar no aluno participante o interesse em atuar socialmente e desenvolver nele uma série de habilidades, como a capacidade de trabalhar em grupo; levar para a comunidade o que é gerado dentro da Universidade; e fortalecer a responsabilidade social da FEAUSP. No PESC, os alunos, em grupos de aproximadamente cinco pessoas, idealizam projetos juntamente com as ONGs parceiras, que são colocados em prática pelas organizações. "Acaba funcionando como um espécie de consultoria feita pelos próprios estudantes". No final, é feita uma avaliação de sua eficácia.

Segundo o professor, a participação em programas como o PESC acrescenta ao aluno uma experiência que contribui para sua formação pessoal e profissional. "Com os projetos, o aluno aprende fazendo, e de maneira útil, atendendo as organizações que, normalmente, não teriam recursos para acessar o mercado de consultoria profissional". Além disso, como enfatiza o Prof. David Turchick, coordenador-adjunto do PESC, a realização desses projetos funcionaria como forma de oferecer uma contrapartida mais direta para a sociedade, responsável por manter a Universidade.

O PESC possui uma parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, que concede bolsas aos participantes inscritos através do Programa Aprender com Cultura e Extensão. Este ano, por conta do prêmio vencido pelo PESC, o número de bolsas aumentou de 15 para 19. A todos os participantes são atribuídos dois créditos para a graduação, com a possibilidade de acumular no máximo quatro. Alunos de todas as unidades estão aptos a concorrer às bolsas ou a participar voluntariamente.

Os interessados podem se inscrever pelo site ou na própria sala do PESC, localizada no Prédio FEA-5, sala 209. As inscrições estão abertas até o dia 30 de abril e o início dessa edição está previsto para agosto de 2015, com término em julho de 2016. Se o aluno optar por se inscrever através do Programa Aprender com Cultura e Extensão, ele deve acessar o Jupiterweb até o dia 15 de maio.


Data do Conteúdo: 
quarta-feira, 15 Abril, 2015

Departamento:

Bloco

Recomende uma notícia